top of page

GUIA DO CICLOVIAJANTE

 

Vamos deixar algumas dicas aqui para você utilizar na rota de cicloturismo Raizes Coloniais, mas que também servem para outras viagens que você possa ter interesse em realizar.

A nossa rota, permite que você realize sua hospededagem em pousadas, portanto os equipamentos de camping como barraca, saco de dormir, isolante térmico e cozinha não são necessários, a menos que você já tenha uma boa experiência e queira fazer uma aventura mais desafiadora.

Primeiro é importante destacar que, para uma cicloviagem, você precisa ter um mínimo de condicionamento físico para pedalar. É muito importante conhecer o seu limite e lembrar que serão alguns dias pedalando e descansando a tardinha ou noite é claro.

Também é muito importante que você realize essa aventura com a noção de que, percalsos podem ocorrer. Uma corrente arrebentar, furar um ou os dois pneus, a gancheira entortar, pegar um trecho de caminho errado e até mesmo algum tombo pode ocorrer. É importante conhecer a sua biciclieta e ter conhecimento básico de manutenção e se alguma dessas coisas ocorrer, não se preocupe, mantenha a calma e resolva, afinal, faz parte do esporte e estamos aqui para se divertir e poder contar histórias depois.

O que levar?

Para você realizar a cicloviagem de forma tranquila, sugiro que leve alguns itens que vamos separar por categorias aqui.

Alimentação: alimentos sólidos para ingerir ao longo do trajeto como barrinha de cereal, rapadura, paçoquinha, enfim, o que você leva geralmente nos pedais. Leve também bastante água e pastilhas de “clorin”, é cloro para purificar a água, no caso da necessidade de se abastecer em fonte duvidosa ou desconhecida. A hidratação e alimentação são dois pontos muito importantes em pedais longos, portanto se planeje bem.

Itens de higiene pessoal: lenço umidecido ou papel higiênico, pasta e escova de dentes, desodorante e protetor solar.

Primeiros socorros: recomendamos levar um pequeno kit de primeiros socorros, pois nunca se sabe. Separe em uma pequena bolsa e que fique mais a mão ao longo da viagem. Pode levar soro fisiológico (em ampola) para limpeza de um ferimento, gaze, atadura, bandagem elástica, bandaid, esparadrapo, algum anti-inflamatório, comprimido para dor de cabeça e para dores musculares. O ideal é sempre consultar um médico antes.

Roupas: Leve consigo roupas limpas, tanto para pedalar quanto para relaxar ao final do dia. Mas não exagere, lembre que cada peça a mais, é peso extra para carregar. Faça seu planejamento de acordo com a época do ano e de acordo com a quantidade de dias que pretende utilizar para fazer a rota. Dicas: chinelo, meias, roupas íntimas, camiseta, bandana, corta vento e capa de chuva, calça e blusa térmica, tudo vai depender da época em que pretente fazer a sua aventura.

Ferramentas: leve as ferramentas básicas (aquelas em formato de canivete, que tem várias chaves), bomba de ar, câmaras (no plural) de pneu mesmo  que use tubless, macarrão para pneu e lubrificante para a corrente. Leve também alguns itens extra como um cabo de câmbio e de freio (se for o caso), gancheira reserva e emenda de corrente.

Eletrônicos: celular, powerbank, gps e carregador. Se tiver gopro, leve bateria extra, cabo para carregar e se tiver, uma memória extra.

Você vai precisar organizar todos estes itens em alforges (malas específicas para fixar na bicicleta) ou mochila. Veriffique a possibilidade de instalar suportes para estes alforges. Existem diversas marcas e modelos que se adequam para diferentes tipos de biciletas e neste caso, você mesmo vai ter que fazer essa pesquisa. Porém, ao organizar os itens nos alforges, procure separar por categorias, isso facilita bastante o seu dia na viagem.

Como sugestão, coloque tudo em uma lista, separando por categoria (alimentação, higiene, roupas, ferramentas, eletrônicos, etc.). Você pode utilizar essa lista como check list para preparar a sua viagem, assim a probabilidade de esquecer alguma coisa é menor.

Lembre de analisar o clima para os dias que está planejando a sua cicloviagem, isso vai afetar os itens que você deve levar na viagem.

Estude o trajeto. Se não conhece a região, procure por pessoas que costumas pedalar por lá (aplicativos como Strava e Wikiloc podem ser úteis para isso) e vídeos no youtube e tire suas dúvidas.

No mais, deixamos aqui abaixo um vídeo do canal do Youtube de nossos parceiros do @indo.de.bike, onde eles dão algumas dicas para uma cicloviagem, inclusive realizada por eles aqui pela região.

bottom of page